Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Disynaphia praeficta (B.L.Rob.) R.M.King & H.Rob. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 18-04-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica deCampos Rupestres da porção norte da Cadeia do Espinhaço, no Estado de Minas Gerais. Tem AOO de 56 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. A degradação ambiental da região é a principal ameaça à sobrevivência da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Disynaphia praeficta (B.L.Rob.) R.M.King & H.Rob.;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Arbusto de ramos ascendentes e folhosos no ápice; folhas lineares a levemente lanceoladas com pontuações glandulares e margens crenadas a serradas; capítulos pedicelados em sinflorescência corimbosa, com flores alvas a rosadas (Hind, 2003).

Distribuição

Ocorre na porção norte da Cadeia do Espinhaço em Minas Gerais (CNCFlora, 2011; Hattori, 2010). Altitude: CNCFlora (2011).

Ecologia

Arbusto perene, que habita os campos rupestres da porção norte da Cadeia do Espinhaço em Minas Gerais. Fértil de agosto a fevereiro, polinizado por insetos e dispersado pelo vento (Borges, com. pessoal).

Ameaças

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Esporadicamente, atividades de mineração de metais preciosos são empreendidas da região, o que afeta os ecossistemas nativos (Pirani et al., 2003)..

1.3.3 Wood
Incidência local
Severidade high
Detalhes Pirani et al. (2003) apontaram como principais ameaças presentes nas serras da região de Grão-Mogol (MG) o desmatamento, para o uso da madeira na fabricação de carvão ou para uso das terras na agropecuária. Segundo os autores, o IEF-MG registrou uma redução da cobertura vegetal na região, que passou de 85% em 1970 para 32% em 1990.

1.3.4 Non-woody vegetation collection
Incidência local
Severidade high
Detalhes O extrativismo de espécies ornamentais (principalmente as "sempre-vivas") configura ameaça direta ao habitat da espécie (Pirani et al., 2003).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como "Em perigo" (EN) na Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no Parque Estadual Serra do Cabral, Joaquim Felício - MG e no Parque Estadual Grão Mogol, Grão Mogol - MG (CNCFlora, 2011).

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- HIND, D.J.N. Flora of Gão Mogol, Minas Gerais: Compositae (Asteraceae)., Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v.21, p.179-234, 2003.

- HATTORI, E.K.O. Disynaphia praeficta in Disynaphia (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB025227>.

- PIRANI, J. R. ; MELLO-SILVA, R. ; GIULIETTI, A. M. Flora de Grão-Mogol, Minas Gerais, Boletim de Botânica (USP), v.21, p.1-27, 2003.

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Disynaphia praeficta in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Disynaphia praeficta>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 18/04/2012 - 14:59:26